Tendinite, Tenossinovite e Síndrome do Túnel de Carpo

Existem vários tipos de inflamações como a tendinite, a tenossinovite e a sindrome do túnel de carpo.

– Tendinite é a inflamação nos tendões como o próprio nome diz.
– Tenossinovite é a inflamação nas bainhas dos tendões, estrutura que envolve os tendões, por onde estes deslizam e se nutrem.
– Sindrome do Túnel de Carpo é uma pressão causada no túnel com esse nome, decorrente, não necessariamente, de uma inflamação dentro ou fora dele. Esse túnel encontra-se entre o punho e a palma da mão. Dentro, passam tendões e nervos, os quais são comprimidos quando há problemas, causando dor intensa, falta de reflexo, podendo afetar o sistema nervoso da pessoa.

O inchaço causado pela inflamação aperta os tendões e nervos, causando as dores.
Na verdade o que nos prejudica realmente não é a inflamação em si, e sim as consequências como a pressão causada por ela quando em excesso. O tendão, ou até mesmo músculo, fica tensionado (motivo das dores quando em repouso). Isso tudo estressa-o, promovendo as lesões no tecido. Essas lesões são como feridas, deixando o tecido com fendas, e acumulando mais inflamação nos buracos novos. Se não bastasse, a circulação é afeta também, o inchaço impede o fluxo normal de sangue, e com ele nutrientes, sais minerais e trocas gasosas.
Sintomas:
– Dor latente ao movimento ou até mesmo coceiras (digo coceiras pois quando a circulação é afetada um sintoma é esse);
– Fadiga muscular e falta de força para atividades cotidianas;
– Cãimbras (decorrente da fadiga).

Em casos mais graves: Imobilidade e Inflexibilidade consideráveis, seguidos de ainda mais dor.
E nos casos gravíssimos: perda total da sensibilidade e mobilidade, e deformação.

Diagnóstico:
O melhor diagnóstico de uma tendinite é a RMM (Ressonância Manual Magnética – método denominado pelo Prof.Henrique Baumgarth), ou seja , palpar para observar o local exato da dor ou então tensionar o músculo.
Alguns exames podem auxiliar no diagnóstico, tais como: raio- x , ressonância magnética  e ultrasonografia. Outro fator que auxilia muito no diagnóstico é a anamnese, onde o paciente conta para o médico sua história, suas queixas, suas rotinas e responde perguntas pertinentes,geralmente é muito importante para confirmar a tendinite, determinar sua causa e grau.
Precauções:
– Atividades físicas como o Tai Chi Chuan e a Natação são recomendados para prevenção desses casos;
– A falta de potássio, cálcio e sódio são causadores de deficiências em músculos e tendões;
– Aquecer os braços é importante quando o clima é frio ou úmido. E de preferência aquecer antes de alongar para evitar lesões pelo alongamento;
– Descanço entre atividades que utilizem os mesmos grupos musculares.
Tratamento:
A Crochetagem é o tratamento mais indicado pois é um método não invasivo que permite liberar aderências das separações entre os tecidos, dissolvendo as tensões ou fibroses que interferem na mobilidade. Os resultados são notórios em poucas sessões.

Sobre Marcio Higa

Pós-graduado em Telecomunicações, Bacharel em Ciência da Computação e Técnico em Mecânica. Está terapeuta há 15 anos, com formação em Reflexologia(Podal e Auricular) pelo IOR, Crochetagem(Técnica de Fisioterapia Manual) e Manobras Articulares(Quiropraxia e Osteopatia) pela ABCroch, e Psicoterapia Reencarnacionista, na qual é Ministrante, Palestrante e Coordenador Nacional dos Grupos de IINP(Investigação do Inconsciente Não Pessoal) da ABPR, e do Núcleo ABPR São Paulo-SP. É fundador e proprietário do Instituto Sofia Higa, em São Paulo-SP, na Vila Prudente.
Esse post foi publicado em Saúde e Bem-Estar. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s