Derrame UO AVC (Acidente Vascular Cerebral)

A Organização Mundial de Saúde defende que o AVC é provocado por uma interrupção no suprimento de sangue ao cérebro e ocorre por 2 mecanismos distintos, quando uma artéria que fornece sangue ao cérebro fica bloqueada(isquêmico) ou se rompe(hemorrágico).
No AVC isquêmico ocorre o bloqueio frequentemente pela formação de uma placa aterosclerótica ou pela presença de um coágulo que chega através da circulação de uma outra parte do corpo.
A arteriosclerose produz a formação de placas e progressivo estreitamento do vaso. As suas sequelas são a ulceração das lesões arterioscleróticas e trombose.
A trombose cerebral refere-se à formação ou desenvolvimento de um coágulo de sangue ou trombo no interior das artérias cerebrais, ou de seus ramos. Os trombos podem ser deslocados, “viajando” para outro local, sob a forma de um êmbolo.
Os êmbolos cerebrais são pequenas porções de matéria como trombos, tecido, gordura, ar, bactérias, ou outros corpos estranhos, que são libertados na corrente sanguínea e que se deslocam até as artérias cerebrais, produzindo o bloqueio e enfarte.
O AVC pode ainda ocorrer por um ataque isquémico transitório. Este, refere-se à temporária interrupção do suprimento sanguíneo ao cérebro.
No AVC hemorrágico (acontece em 10% dos AVC’s) ocorre devido à ruptura ou quando a pressão no vaso faz com que ele se rompa devido à hipertensão. A falta de suprimento sanguíneo causa enfarto na área suprida pelo vaso e as células morrem.

Prevenção:
·         Exercício físico regular de intensidade moderada pelo menos 3 vezes por semana
·         Consumo de pequenas quantidades de bebidas alcoólicas, especialmente o vinho tinto (só para o AVC isquémico, no caso do hemorrágico devem-se evitar completamente as bebidas alcoólicas)
·         Dieta rica em peixe, cálcio e potássio
·         Controlar os factores de risco acima descritos
·         Seguir os conselhos do seu médico, especialmente no caso de ser hipertenso, diabético ou ter problemas de coração.
 
A Reflexologia é indacada como tratamento para pessoas que sofreram AVC hemorrágico pois a chance de diminuir as seqüelas são maiores, dependendo da gravidade. Isso se explica devido a melhora da circulação sanguínea e com isso as chances de recuperação das células do tecido lesado aumentam consideravelmente.  

Sobre Marcio Higa

Pós-graduado em Telecomunicações, Bacharel em Ciência da Computação e Técnico em Mecânica. Está terapeuta há 15 anos, com formação em Reflexologia(Podal e Auricular) pelo IOR, Crochetagem(Técnica de Fisioterapia Manual) e Manobras Articulares(Quiropraxia e Osteopatia) pela ABCroch, e Psicoterapia Reencarnacionista, na qual é Ministrante, Palestrante e Coordenador Nacional dos Grupos de IINP(Investigação do Inconsciente Não Pessoal) da ABPR, e do Núcleo ABPR São Paulo-SP. É fundador e proprietário do Instituto Sofia Higa, em São Paulo-SP, na Vila Prudente.
Esse post foi publicado em Saúde e Bem-Estar. Bookmark o link permanente.