Esporão calcâneo de

O esporão do calcâneo é um tumor ósseo benigno no calcanhar que pode ser consequência de uma tensão excessiva do osso. Essa proeminência óssea pode se formar na região inferior – por comprometimento da fáscia plantar ou na parte posterior – por comprometimento da bolsa retrocalcânea.

Inicialmente o esporão vem de uma inflamação na planta do pé, chamada fascite plantar, que pode ocorrer devido à sobrecarga a que os nossos pés sofrem no dia-a-dia.

O calcâneo é o osso de maior tamanho em toda a estrutura óssea do pé e funciona como base de equilíbrio. A cada passo direcionamos o peso do corpo no calcanhar, e esse peso é transbordado para todas as estruturas adjacentes (músculos, tendões, ligamentos) de forma constante.
Os esporões são quase sempre dolorosos, principalmente ao caminhar. Em alguns casos o pé adapta-se a esta proeminência e a dor pode até diminuir. A dor geralmente inicia pela manhã ou quando são dados os primeiros passos após longos períodos de repouso. Raramente tem inflamação visível, avermelhamento ou outro sinal aparente na pele. 
Alguns fatores podem tornar o indivíduo mais susceptível:
·       Praticantes de esportes de impacto como corridas e maratonas: pois há uma pressão constante do calcanhar com o solo.
·            Encurtamento do tendão de Aquiles ou da musculatura posterior da perna.
·            Alterações na formação do arco dos pés (pé plano e principalmente pé cavo e rígido)
·             Alterações na marcha (pisada errada)
·             Trabalhar em pé por longos períodos
·              Sobrepeso 

Tratamento

 A Reflexologia e a Crochetagem são as terapias mais indicadas para esse caso.

Sobre Marcio Higa

Pós-graduado em Telecomunicações, Bacharel em Ciência da Computação e Técnico em Mecânica. Está terapeuta há 15 anos, com formação em Reflexologia(Podal e Auricular) pelo IOR, Crochetagem(Técnica de Fisioterapia Manual) e Manobras Articulares(Quiropraxia e Osteopatia) pela ABCroch, e Psicoterapia Reencarnacionista, na qual é Ministrante, Palestrante e Coordenador Nacional dos Grupos de IINP(Investigação do Inconsciente Não Pessoal) da ABPR, e do Núcleo ABPR São Paulo-SP. É fundador e proprietário do Instituto Sofia Higa, em São Paulo-SP, na Vila Prudente.
Esse post foi publicado em Saúde e Bem-Estar. Bookmark o link permanente.