Glândula Paratireóide

     São pequenas glândulas que fazem parte do sistema endócrino(ou hormonal), geralmente em número de quatro, localizadas atrás da tireóide. Sua função é regular os níveis de cálcio em nosso corpo, mantendo a concentração sanguínea do cálcio dentro de valores que permitam o bom funcionamento dos sistemas nervoso e muscular. Secretam o PTH ou paratormônio que atua aumentando a concentração de cálcio no sangue, ao passo que a calcitonina(hormônio produzido pelas células parafoliculares da tireóide) atua diminuindo a concentração de cálcio.

     
    Doenças da Paratireóide

  – Hiperparatiroidismo: doença caracterizada pelo excessivo funcionamento das glândulas paratiróides, causando aumento da produção do hormônio paratireóidico (PTH) na circulação e levando a sinais e sintomas decorrentes do aumento de <a href="htcistocálcio no sangue (hipercalcemia), na urina (hipercalciúria), extracção de cálcio dos ossos (osteoporose ecisto ósseo) e pedras nos rins (cálculo renal). Pode ser provocada por tumores benignos (adenomas), hiperplasia ou muito raramente por tumores malignos na tiróide. No Brasil atinge 0,1% da população e ocorre mais freqüentemente nas mulheres na proporção de 3 para 1, sendo mais comum após os 60 anos.

    – Hipoparatireoidismo: doença causada pela falta do hormônio da paratireóide(PTH) geralmente detectado através da hipocalcemia, seu primeiro sintoma visível.


    
     Tratamento
     O tratamento para a paratireóide vai depender se está relacionado ao aumento ou a baixa produção de hormônios, onde a Reflexologia seria a terapia mais indicada para esses casos, pois reequilibra o organismo de forma natural e não invasiva.

Sobre Marcio Higa

Pós-graduado em Telecomunicações, Bacharel em Ciência da Computação e Técnico em Mecânica. Está terapeuta há 15 anos, com formação em Reflexologia(Podal e Auricular) pelo IOR, Crochetagem(Técnica de Fisioterapia Manual) e Manobras Articulares(Quiropraxia e Osteopatia) pela ABCroch, e Psicoterapia Reencarnacionista, na qual é Ministrante, Palestrante e Coordenador Nacional dos Grupos de IINP(Investigação do Inconsciente Não Pessoal) da ABPR, e do Núcleo ABPR São Paulo-SP. É fundador e proprietário do Instituto Sofia Higa, em São Paulo-SP, na Vila Prudente.
Esse post foi publicado em Saúde e Bem-Estar. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s