São pequenas glândulas que fazem parte do sistema endócrino(ou hormonal), geralmente em número de quatro, localizadas atrás da tireóide. Sua função é regular os níveis de cálcio em nosso corpo, mantendo a concentração sanguínea do cálcio dentro de valores que permitam o bom funcionamento dos sistemas nervoso e muscular. Secretam o PTH ou paratormônio que atua aumentando a concentração de cálcio no sangue, ao passo que a calcitonina(hormônio produzido pelas células parafoliculares da tireóide) atua diminuindo a concentração de cálcio.
Doenças da Paratireóide
– Hiperparatiroidismo: doença caracterizada pelo excessivo funcionamento das glândulas paratiróides, causando aumento da produção do hormônio paratireóidico (PTH) na circulação e levando a sinais e sintomas decorrentes do aumento de <a href="htcistocálcio no sangue (hipercalcemia), na urina (hipercalciúria), extracção de cálcio dos ossos (osteoporose ecisto ósseo) e pedras nos rins (cálculo renal). Pode ser provocada por tumores benignos (adenomas), hiperplasia ou muito raramente por tumores malignos na tiróide. No Brasil atinge 0,1% da população e ocorre mais freqüentemente nas mulheres na proporção de 3 para 1, sendo mais comum após os 60 anos.
– Hipoparatireoidismo: doença causada pela falta do hormônio da paratireóide(PTH) geralmente detectado através da hipocalcemia, seu primeiro sintoma visível.
Tratamento
O tratamento para a paratireóide vai depender se está relacionado ao aumento ou a baixa produção de hormônios, onde a Reflexologia seria a terapia mais indicada para esses casos, pois reequilibra o organismo de forma natural e não invasiva.