Sinusite

sinusite-1

Inflamação das mucosas dos seios nasais(ou da face), região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Pode ocorrer com uma infecção viral, bacteriana ou fúngica. Os seios nasais são espaços cheios de ar no crânio (atrás da testa, do osso nasal, das bochechas e dos olhos) que são revestidos de membranas mucosas. Esses quando saudáveis não contêm bactérias nem outros germes. Normalmente, o muco consegue ser drenado e o ar pode circular. Quando as aberturas dos seios nasais se bloqueiam ou há muito acúmulo de muco, as bactérias e outros germes podem crescer com mais facilidade. A sinusite pode ocorrer por uma dessas doenças:

  • Os pequenos cílios dos seios nasais, que ajudam o muco a sair, não funcionam corretamente devido a algumas doenças.
  • Resfriados e alergias podem aumentar a produção de muco ou bloquear a abertura dos seios.
  • Um desvio de septo, um osteófito nasal ou pólipos nasais podem bloquear a abertura dos seios nasais.

As sinusites podem ser divididas em:

a) Sinusite aguda: Costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

b) Sinusite crônica: Os sintomas são os mesmos, porém variam muito de intensidade. A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.

Acessos de tosse são particularmente frequentes pela manhã, ao levantar, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer, no decorrer do dia.

Os sintomas clássicos da sinusite aguda em adultos, em geral, seguem um resfriado que não melhora ou que piora depois de 5 a 7 dias dos sintomas, podendo ocorrer:

  • Mau hálito ou perda do olfato.
  • Tosse, muitas vezes pior durante a noite.
  • Fadiga e mal-estar generalizado.
  • Febre.
  • Dor de cabeça – dor como pressão, dor atrás dos olhos, dor de dente ou sensibilidade facial.
  • Congestão nasal e secreção.
  • Dor de garganta e gotejamento pós-nasal.

Os sintomas da sinusite crônica são os mesmos que os da sinusite aguda, mas tendem a ser mais suaves e duram mais de 12 semanas. Experimente as seguintes medidas para ajudar a reduzir a congestão nos seios nasais:

  • Aplique um pano úmido e quente no rosto várias vezes ao dia.
  • Beba muito líquido para diluir o muco.
  • Inale vapor de 2 a 4 vezes por dia (por exemplo, sentado no banheiro com o chuveiro ligado).
  • Use spray com solução salina no nariz várias vezes ao dia.
  • Use um umidificador.
  • Evite o ar condicionado. Além de ressecar as mucosas e dificultar a drenagem de secreção, pode disseminar agentes infecciosos (especialmente fungos) que contaminam os seios da face.
  • Procure um médico se os sintomas persistirem. O tratamento inadequado da sinusite pode torná-la crônica.

Posts relacionados:

Dor de cabeça? Quiropraxia/Reflexologia podem ajudar!

É gripe ou resfriado?

Sobre Marcio Higa

Pós-graduado em Telecomunicações, Bacharel em Ciência da Computação e Técnico em Mecânica. Está terapeuta há 15 anos, com formação em Reflexologia(Podal e Auricular) pelo IOR, Crochetagem(Técnica de Fisioterapia Manual) e Manobras Articulares(Quiropraxia e Osteopatia) pela ABCroch, e Psicoterapia Reencarnacionista, na qual é Ministrante, Palestrante e Coordenador Nacional dos Grupos de IINP(Investigação do Inconsciente Não Pessoal) da ABPR, e do Núcleo ABPR São Paulo-SP. É fundador e proprietário do Instituto Sofia Higa, em São Paulo-SP, na Vila Prudente.
Esse post foi publicado em Saúde e Bem-Estar. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s