Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, o reumatismo não é uma doença única. Trata-se de um grupo de enfermidades que atingem articulações, músculos e esqueleto e que, em geral, se caracteriza por dores e restrições dos movimentos. São mais de 100 doenças com características diferentes. As doenças reumáticas podem atingir qualquer pessoa, inclusive crianças. Normalmente se manifestam provocando dores no corpo, ossos, músculos, tendões e articulações. Por se tratar de doenças distintas, que vão desde autoimunes, metabólicas, degenerativas e inflamatórias, até doenças associadas que afetam outros órgãos, é essencial que um médico avalie clinicamente o paciente para definir o diagnóstico e a gravidade da doença. As principais desordens conhecidas como reumatismo são:
- Osteoartrite.
- Artrite Reumatóide.
- Artrose.
- Febre Reumática.
- Dor nos Ombros.
- Dor no Pescoço.
- Dor nas Costas.
- Fibromialgia.
- Espondilite Anquilosante.
- Artrite Psoriática.
- Lupus.
- Polimialgia Reumática.
- Tenossinovite.
- Capsulite.
- Gota.
- Tendinite.
- Bursite.
Também há reumatismos que não atingem as articulações. Deve-se compreender que:
- A doença articular mais freqüente é a Artrose (ou Osteoartrite). O tecido primariamente comprometido é a cartilagem articular.
- A coluna vertebral é uma “pilha de articulações” que também são atingidas em alguns reumatismos. Dor na coluna pode ser reumatismo.
- Artrite Reumatóide, Lupus, Dermatopolimiosite (inflamação da pele e músculos), esclerodermia/esclerose sistêmica (inflamação e fibrose da pele e outros órgãos), vasculites (inflamação de artérias ou veias) têm mecanismo auto-imune (anticorpos dirigidos contra constituintes próprios do organismo provocando inflamação). Estas doenças são reumáticas na medida em que cursam com artrite ou têm mecanismos semelhantes na sua origem.
- Várias doenças reumáticas podem iniciar na infância ou adolescência. Febre Reumática não é a causa mais freqüente de artrite em criança.
- A expressão “reumatismo no sangue” não deve ser utilizada. O sangue é utilizado para exames laboratoriais que identificarão as alterações inerentes a cada doença.