Reflexo vital do organismo geralmente causado pela presença de algum corpo estranho nas vias respiratórias ou inalação de substâncias tóxicas. Sintoma também relacionados à gripe, resfriado, pneumonia, crises de bronquite, coqueluche e muitas outras doenças. A toma de xaropes, mel e de medicamentos antitussígenos podem muitas vezes curar a tosse, embora esta só seja realmente curada ao eliminar sua causa. Existem vários tipos de tosse, os principais são:
-Tosse alérgica: Caracterizada por uma tosse seca persistente que ocorre sempre que o indivíduo é exposto àquilo que ele tem alergia, que pode ser o pêlo de gato ou de cachorro, poeira ou o pólen das flores ou a determinadas plantas, por exemplo. Seu tratamento pode ser feito com a toma de remédios anti-histamínicos, mas é importante evitar o contato com o alérgeno para que a tosse seja realmente curada.
-Tosse seca: Pode ser causada por uma irritação na garganta causada pela inalação de fumaça, cigarro ou objeto estranho nas vias aéreas, por exemplo e descobrir a sua causa é fundamental para o sucesso do tratamento. A água é um bom remédio natural que pode ajudar no tratamento da tosse seca pois ela irá manter a garganta hidratada, acalmando a tosse.
-Tosse com catarro: Pode ser causada por doenças respiratórias como gripe, resfriado ou infecção respiratória por exemplo. Neste caso ela vem acompanhada de outros sintomas como dor no corpo e por vezes febre. Seu tratamento pode ser feito com o uso de remédios para tosse que ajudam na eliminação do catarro, mas sempre sob orientação médica para evitar complicações.
Os sintomas associados à tosse podem ajudar a esclarecer sua causa. São eles: secreção nasal (coriza), sensação de secreção que escorre do fundo da garganta, chiado no peito ou falta e ar, queimação no estômago e gosto amargo na boca, tosse com sangue (casos mais raros).
O fumo é a principal causa de tosse, porque aumenta o volume de muco produzido pelos brônquios; causa irritação física e química das mucosas; destrói os cílios que cobrem o revestimento interno dos brônquios; facilita o acúmulo de material estranho às vias aéreas.
Outras causas importantes são a sinusite, principalmente em crianças, a síndrome do gotejamento pós-nasal, a asma, o refluxo gastroesofágico, as infecções respiratórias, a bronquite crônica e os medicamentos para controle da hipertensão.
Eis algumas recomendações:
* Beba bastante água. A água é o melhor antitussígeno que se conhece, pois facilita a movimentação do muco sobre a camada de cílios;
* Dê preferência aos líquidos quentes, que costumam trazer alívio sintomático. Dê preferência aos chás de nossas avós: chá com limão e mel, de camomila, erva cidreira, erva doce, entre outros. Chá preto e chá mate devem ser evitados por causa do alto teor de cafeína;
* Mantenha a cabeça elevada, à noite, usando travesseiros extras ou levantando a cabeceira da cama com calços;
* Mantenha os ambientes bem ventilados;
* Aumente o teor de umidade do ar com umidificadores ou vaporizadores. Tome banhos quentes prolongados para respirar bastante vapor.
* Não tome remédios por conta própria. Procure assistência médica para diagnóstico e tratamento da tosse