Glândula composta
, do sistema digestivo e endócrino(glandular ou hormonal), com cerca de 12,5 cm de comprimento, em forma de folha, situada atrás do estômago, entre a porção superior do intestino e o baço. É composto por três regiões principais: cabeça, que é a parte que se encaixa no duodeno, o corpo e a cauda. É vascularizado pelas artérias pancreaticoduodenais. A drenagem venosa ocorre através das veias pancreáticas. Produz enzimas e hormônios, e de acordo com suas funções é dividido em:
-Porção endócrina: É composta por grupos de células chamadas ilhotas pancreáticas, que possuem três grupos de células, α, que produzem glucagon, β que produzem insulina e as Δ, que produzem somatostatina. Os hormônios produzidos pelas ilhotas pancreáticas são lançados diretamente na corrente sanguínea, os quais são necessários para metabolizar o sangue.
-Porção exócrina: a porção exócrina do pâncreas participa na digestão secretando enzimas digestivas, através de estruturas chamas ácinos. As enzimas e o bicarbonato de sódio são secretadas para o duodeno, o qual neutraliza o ácido proveniente do estômago. Essa secreção de bicarbonato de sódio flui através de um ducto coletor que avança ao longo do centro do pâncreas(ducto pancreático). Em seguida, esse ducto une-se ao ducto biliar comum(proveniente da vesícula biliar e do
fígado) para formar a ampola de Vater, a qual desemboca no duodeno.
Danos ao pâncreas podem causar doenças como: diabetes, fibrose cística, insuficiência pancreática, pancreatites, carcinoma e tumores.