Vivemos em uma sociedade, na qual existem limites e regras, onde através destes, designamos manter a ordem, o respeito e a harmonia em todos os aspectos.
Mas em até que ponto devemos seguir a risca determinadas regras? Será que não estamos impondo limites a nós mesmos, conforme a figura ao lado, seguindo certos paradigmas, ultrapassados e engessados?
Temos de analisar, através da consciência, que determinados procedimentos não se encaixam mais na atual situação, pois tudo é muito dinâmico e passageiro.
Aquelas frases do tipo: “Em time que se ganha não se mexe”, ou: “Sempre funcionou deste jeito, por que que mudar?”, já não são tão convincentes assim, pois haja vista no futebol, em que cada jogo é uma história, onde certas teorias, análises estatísticas e fatos históricos podem “ir por água abaixo” na hora em que a “bola rola”!
O exemplo mais recente foi na última Copa do Mundo, há pouco mais de um mês, onde a campeã Alemanha, ou melhor dizendo, o técnico alemão, escalou a equipe de maneira diferente em todos os jogos, alternando jogadores e padrões táticos.
Fica a prova de que o estudo é fundamental, em todas as áreas da vida, não só no campo profissional, onde em tempos atrás, era dito que o médico seria o único profissional que nunca deveria parar de estudar.
Isto hoje em dia, vale a todos os profissionais, sejam engenheiros, advogados, contadores, donas de casa, bombeiros, etc., pois correm o risco de serem ultrapassados e ficarem obsoletos.